1. Brinquedos dispensadores de comida

Todas as casas que têm cães deviam de ter um brinquedos destes. Eles oferecem diversão, estimulação mental e são uma óptima maneira para os cães canalizarem a energia. Os brinquedos dispensadores de comida vêm em várias formas e tamanhos. Geralmente, eles são feitos de borracha ou plástico, e podem ser preenchidos com alimentos e serem congelados. O Kong é um desses brinquedos comedores de cachorro em formato de colmeia que pode levar vários tipos de alimento. Como por exemplo, ração, guloseimas, alimento enlatado, iogurte, pedaços de legumes, frutas ou qualquer outro tipo de alimento que possa ser congelado. O cão tem que descobrir como conseguir resgatar a comida lá de dentro com a sua língua. Os Kongs estão disponíveis em múltiplos tamanhos. Não se esqueça é de reduzir a quantidade de comida oferecida diariamente ao cão para equilibrar a dieta. Outros exemplos: Squirrel Dude, e Tricky Treat Ball.

2. Brinquedos comestíveis

Estes tipos de brinquedos foram desenvolvidos para os cães comerem enquanto brincam. Estes brinquedos ajudam os cães a redirecionar a sua energia e a atenção para longe de objetos menos indicados, como os pertences do dono. Além disso, ajuda na fase da dentição aliviando a dor e desconforto associada ao crescimento da dentição. Ainda é bom para entreter o cão e evitar o tédio.

3. Quebra-cabeças ou Puzzles

Os brinquedos quebra-cabeças ou puzzle perdem a mente do cão e encorajam o mesmo à exploração e resolução de problemas. Estes tipos de brinquedos para cão desafiam e podem combater o stress e o tédio. Os Puzzles variam em complexidade de nível iniciante a expert. Alguns precisam ser manipulados com certa calma. Ou seja, o cão usa os dentes e a língua para remover uma recompensa escondida. Enquanto outros são mais ativos e instigam o movimento físico das patas para remover o prémio. Os puzzles podem ser preenchidos com comida (como os dispensadores) ou até pequenos brinquedos.

4. Brinquedos de cachorro para acalmar

Os brinquedos para acalmar podem fornecer uma distração reconfortante durante períodos em que o cão apresenta um comportamento mais ansioso. Ou quando foi submetido a situações traumáticas, como ficar longos períodos sozinho, após um acidente ou cirurgia ou andar de carro. Estes brinquedos podem incluir sons suaves, material macio e cheiros calmantes. Alguns podem até conter quebra-cabeças de algum tipo para ajudar na distração de cão que se encontra mais ansiosos.

5. Ossos dentais

O osso dental para cão é um óptimo brinquedo para educar filhotes e ainda ajuda na higiene bucal. Os ossos dentais são feitos de materiais como corda, plástico ou outros materiais. Eles foram desenvolvidos justamente para estimular a mastigação e cuidar da saúde oral, propiciando a higiene através de frestas e fissuras. Eles relaxam o filhote aliviando o local em que os dentes estão a crescer e auxiliam no tratamento e remoção do tártaro, placa bacteriana que pode desenvolver doenças mais sérias. Esse tipo de brinquedo para cachorro pode ter diversos formatos, cores e tamanhos. Mesmo na fase dos dentes de leite, é importante manter a limpeza oral do cachorro.

6. Bola para cães

A bola é o brinquedo obrigatório e o mais popular entre os cães de qualquer tamanho e idade. Principalmente, aqueles que adoram apanhar coisas e trazer de volta, como por exemplo os Labradores. As bolas possuem muitas variedades, desde bolas de tênis a bolas de borracha e até bolas com luz intermitente. Algumas bolas possuem até ranhuras ou furos para colocar guloseimas assemelhando-se aos brinquedos dispensadores de comida. Mas, ao escolher uma bola para seu cão, selecione uma grande o suficiente para que ele não a consiga engolir. A bola do tamanho de uma de tênis funciona bem para a maioria dos cães. No entanto, há também bolas extra grandes para cães maiores e mini bolas para cães de porte mais pequeno.

7. Disco Os cães que gostam de bolas também adoraram discos e outros brinquedos de atirar e trazer de volta. O disco de brinquedo é mais versátil do que a bola para jogar e buscar. Isso porque a velocidade e a direção do disco pode ser controlada, desafiando ainda mais o seu cachorro. Eles podem ser feitos de borracha, plástico, corda ou outro material.

8. Peluches

Os peluches são um dos brinquedos favoritos de muitos cães. Alguns os adotam como filhotes enquanto outros os encaram como presas. Como normalmente têm espumas ou outros tipos de preenchimentos, os cachorros podem facilmente rasgá-los espalhando todo o seu interior. Por isso, não deixe que eles engulam esse preenchimento pois podem provocar obstruções gastrointestinais. Existem bichos de pelúcia sem preenchimento, mas costumam durar menos tempo.

9. Cordas

As corda para cães é um dos tipos de brinquedos mais populares e mais divertidos. Além disso, ainda servem para todas as idades. As brincadeiras estimuladas pelos brinquedos de cordas distraem, reduzem a ansiedade, estimulam a prática de atividades físicas. Mais além disso, eles são benéficos para a saúde oral do cão, quase que fazem uma escovação do maxilar. Os brinquedos de corda são feitos de corda trançada, com partes de borracha, de plástico ou não. Eles podem ser usados para jogar e buscar (fetch), cabo-de-guerra (tug) ou simplesmente para mastigar.

10. Cabo de guerra

A brincadeira envolve sacudir e puxar o brinquedo. Para isso, estes brinquedos são feitos de materiais muito duráveis. Eles podem variar de cordas a objetos em forma de personagens com alças para dar mais firmeza.

11. Brinquedos para perseguir

O jogo envolve o instinto do cão para perseguir coisas que se movem. Os brinquedos para perseguir podem ser um brinquedo amarrado a uma corda e varinha resistentes. Alguns brinquedos instigam a brincadeira independente que consiste em realizar as tarefas sozinhos. Mas todos os brinquedos mantém os cachorros ocupados, estimulam a mente e ainda fornecem conforto. O mais importante é mantê-los saudáveis e diverti-los sem colocar em risco a saúde deles.